segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Müller sobre Magnum Principium: "Conferências episcopais não podem ter autoridade final''

Via: La Nouva Bussola Quotidiana / Tradução e Adaptação: Instituto Bento XVI


Gerhard Muller ex-prefeito da Congregação para doutrina da Fé, em entrevista ao Neue Passauer Presse,  saiu em defesa do Cardeal Robert Sarah, em relação a interpretação do Motu Proprio Magnum Principium do Papa Francisco que dá liberdade de tradução dos textos litúrgicos as conferências episcopais. O Cardeal tentou dá uma interpretação que mantivesse o papel primordial de Roma, porém o Papa repreendeu o prefeito da Congregação do culto divino e disciplina dos Sacramentos, confirmando a redução da autoridade competente de Roma. 

O Cardeal Müller foi perguntado: Houve um conflito recentemente entre o Papa Francisco e o Cardeal Sarah, ao contrário do cardeal,  Francisco quer liberdade de tradução para as conferências episcopais. O senhor interpreta como uma afronta ao cardeal? 

Müller respondeu: Sinto muito que tais querelas surgissem sobre a tradução exata e fiel dos textos do rito romano. A liturgia une e não deve causar divisões e contradições. Deve ser dada atenção a precisão do conteúdo, à fidelidade e a uma verdadeira correspondência a língua traduzida. A autoridade final em caso de dúvida não deve ser das conferências episcopais, porque significaria destruir a unidade da Igreja Católica, da compreensão da fé, da oração e comunhão[...]

O repórter perguntou: O Papa Emérito Bento XVI disse que a Liturgia está em boas mãos com o Cardeal Sarah. Isso não significaria falta de harmonia entre os dois Papas? 

O Cardeal responde, elogiando a espiritualidade do africano: Sarah na sua terra natal, Guiné, correu risco de vida sob um regime comunista bárbaro. Isto é uma condição previa muito importante, não para procurarmos inspirações humanas na liturgia, mas para entendermos a sério o que é a adoração existencial e culto a Deus, estando em união com o salvador que sofreu na cruz e está ressuscitado, o ponto central de uma existência cristã. Está além de minhas atribuições expressar publicamente, a relação entre o Papa e Bento XVI[...]



Informações com o portal lanuovabq.it
*[...] Cortes do editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário