terça-feira, 19 de julho de 2016

O Porta-Voz que tomou o lugar do Papa

O DITO PELO NÃO DITO do CARDEAL SARAH
e VIVA S. Benedito!
Pe. Marcélo Tenorio
Na década de 40, na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco, era bispo diocesano D. Mário de Miranda Villas Boas, conhecido por sua fidalguia, inteligência e grandiosa oratória que lhe outorgava fama nacional.
Foi precisamente em 1943, que Dom Mário comunicou a todos o Primeiro Congresso Eucarístico de sua Diocese.
Quando a notícia se espalhou, os protestantes começaram a fazer seus gracejos e, no silencio da noite, desciam as avenidas em grupinhos, cantando sonoramente uma musiqueta:
“ O Bispo dis---sssse que quem não fos-sssee
Para o Congres-sso virava bi---cho
Do rabo gros-ssso.”
E um perguntava na melodia:
“Quem foi que dis—ssse?”
E todos: “ Dom Mário dis-ssseee!”
Isso deixou o Vigário Geral irritado e, na missa dominical, do púlpito, em desagravo, inventou de repetir o gracejo dos incautos , mas no tom, o que provocou um riso geral dos paroquianos, deixando o velho Monsenhor duplamente irritado...
Esse fato me lembrou o pronunciamento do Cardeal Sarah sobre a missa ‘ ad orientem” e o rápido desmentido do Porta-voz do Vaticano, o Pe. Lombardi , que já se foi tarde,muito tarde..
A missa ‘Ad orientem” nunca foi proibida e qualquer um pode rezar desta maneira, aliás é assim que se reza, todas as manhãs, na basílica Vaticana.
Triste época na qual a palavra de um cardeal de tão grande importância é desmentida por um Porta-voz. O problema não é da fala do cardeal que foi claríssima, mas da obscuridade de palavras Lombardianas que refletem bem os tempos atuais de profunda confusão.
Quem imaginaria alguem explicar as palavras de um Pio IX, Pio X, Bento XV , entre outros? Tudo era muito claro, claríssimo, sem ambiguidades. A verdade é que até Pio XII, tudo era bem conhecido , estabelecido e determinado;ou se acreditava ou não se acreditava mais.
Mas agora o que o papa fala, não se deve crer de imediato, mas há de se esperar a explicação oficial do Porta-voz. Não é mais importante o que o Papa falou, cardeal falou, mas o que o Porta-voz explicou.
Trata-se de uma contínua exegese das palavras papais. Ora quando as palavras de um papa devem ser explicadas, então estamos diante de algo grave, muito grave.
São os tempos difíceis que chegaram e com eles a duplicidade nas palavras, nos gestos e , infelizmente, nos documentos.
O papa fala, porta voz explica. Cardeal diz, porta voz “dês-diz”
Isso tudo me lembra duas tias idosas minhas, quando estavam conversando: “ Esta quente hoje, Nesta!”
“ Se chegou, não vi, Palmira!”,
Respondia ela.
Um completo diálogo entre surdos.
É claro que a exortação do cardeal Sarah não seria acolhida, visto que se desejou uma Igreja voltada para o homem, inclinada para o homem, cultuadora do homem, como falava Paulo VI no encerramento do Concílio.
Então, é com você, Lombardi.
“Lobardi dis-ssseee que quem celebras-ssssseee
Ad oriennn-tem
Virava bi-------cho
Do rabo gros-sssooo”
Quem foi que dis-sse?
O Papa dis-ssee?
Não, sei..mas Lombardi
Dis-sssse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário