segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Papa Francisco confirma eleição de Mons. Fernando Ocáriz como prelado do Opus Dei

No final da tarde de hoje, o Papa Francisco nomeou Mons. Fernando Ocariz prelado do Opus Dei . O Santo Padre confirmou a eleição realizada pelo terceiro congresso eletivo da Prelazia no mesmo dia.


No final da tarde de hoje, o Papa Francisco nomeou Mons. Fernando Ocariz prelado do Opus Dei . O Santo Padre confirmou a eleição realizada pelo terceiro congresso eletivo da Prelazia no mesmo dia.
Com esta nomeção, Mons. Fernando Ocáriz, que até agora era o vigário auxiliar do Opus Dei, torna-se o terceiro sucessor de São Josemaría à frente da prelazia, depois do falecimento de Mons. Javier Echevarría, em 12 de dezembro do ano passado.
Mons. Fernando Ocariz nasceu em Paris em 27 de Outubro de 1944, filho de uma família espanhola no exílio na França pela Guerra Civil (1936-1939). Ele é o caçula de 8 irmãos.
O Santo Padre confirmou a escolha feita pelo terceiro congresso eletivo da Prelazia neste dia.
Formou-se em Física pela Universidade de Barcelona (1966) e em teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense (1969). Obteve o doutorado em Teologia em 1971 na Universidade de Navarra. Nesse mesmo ano foi ordenado sacerdote. Em seus primeiros anos como um sacerdote dedicou-se especialmente à pastoral juvenil e universitária.
Desde 1986 é consultor de diversos organismos da Cúria romana: Congregação para a Doutrina da Fé (desde 1986), Congregação para o Clero (desde 2003) e o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (desde 2011).
É membro da Academia Pontifícia de Teologia desde 1989. Foi nomeado Vigário Geral da Prelazia do Opus Dei no dia 23 de Abril de 1994.
Na década dos oitenta foi um dos professores que começou a Universidade Pontifícia da Santa Cruz (Roma), onde era (hoje emérito) professor de Teologia Fundamental.
Nas suas publicações tratou preferencialmente temas de Filosofia e Teologia. Entre os livros que escreveu encontram-se: The mystery of Jesus Christ: a Christology and Soteriology textbookHijos de Dios en Cristo. Introducción a una teología de la participación sobrenatural; Amor a Dios, amor a los hombres; El marxismo: teoría y práctica de una revolución; Voltaire; Tratado sobre la tolerancia; Naturaleza, gracia y gloria. Além disso, é co-autor de numerosas monografias. Em 2013 foi publicada uma extensa entrevista dada a Rafael Serrano sob o título Sobre Deus, a Igreja e o mundo.
Via: Opus Dei

Nenhum comentário:

Postar um comentário