terça-feira, 7 de novembro de 2017

Missa-Afro na casa da padroeira do Brasil


Neste fim de semana, aconteceu no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil a 21ª Romaria das Comunidades Negras. Destaque para uma Missa celebrada no Santuário, onde os ministros sagrados se vestiram com vestes nada convenientes para a Eucaristia, é uma volta as chamadas Missas-Afro, que fizeram sucesso nas décadas de 70-80.

Em entrevista ao portal oficial do Santuário a Pastoral Afro-Brasileira disse que o: "objetivo das discussões é também ter presente a caminhada das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), da Teologia da Libertação e o extermínio dos jovens negros; refletir sobre a presença do negro, da negra e da Pastoral Afro-brasileira na Igreja; garantir a continuidade dos leigos, das leigas, do clero e da hierarquia comprometidos com as propostas da Pastoral Afro-Brasileira; mostrar a Identidade Negra e celebrar nas respectivas culturas; e caminhar em conjunto com outras organizações contra a desigualdade, a discriminação, e o racismo, a intolerância religiosa, a exclusão dos direitos dos negros e negras nas periferias" 





Com informações do Portal A12

3 comentários:

  1. Quando nosso Senhor Jesus Cristo mandou os apóstolos formarem comunidades, foi para converter os pagãos ao Cristianismo, não para serem coniventes com os pagãos no erro, portanto a missa afro não foi deixada por Jesus, isto é uma heresia.

    ResponderExcluir
  2. Depois do Concílio Vaticano II, a missa passou de um ritual sacrossanto para um mero encontro de pessoas. É triste vir às missas e ver que a piedade e o temor pelo sagrado deram espaços ao modismo exacerbado dos tempos atuais. Missas que parecem mais um culto protestantes. Padres despreparados, mais preocupados em serem estrelas e famosos por conta do liberalismo. Não há mais preocupação com a ritualística e o ato solene da Santa Missa. Somente querem agradar as pessoas para que se sintam em casa. Quando seminarista conheci um padre que nem mais a estola usava quando ia celebrar. Dizia que os pobres não precisam de luxo. Gostaria muito que aqui em minha cidade tivéssemos a oportunidade de ter a missa em rito tridentino. Estamos sedentos pela reta doutrina. Pax et bonun.

    ResponderExcluir