quinta-feira, 25 de maio de 2017

Donald Trump encontra o Papa Francisco no Vaticano

O presidente dos EUA foi acompanhado por uma comitiva de 12 pessoas, incluindo sua esposa Melania, vestida de preto e com um véu para cobrir o rosto, como requer protocolo das visitas de presidentes de Estados. Era também entre os presentes a filha Ivanka e seu marido Jared Kushner. O encontro durou cerca 30 minutos.
"É uma grande honra." "Não se esqueci de suas palavras", disse Donald Trump durante a saudação ao Papa, repetui estas palavras antes e depois do encontro a portas fechadas. Papa Francisco durante todo encontro manteve uma expressão de seriedade, ponderando um sóbrio sorriso durante os momentos da acolhida.
Enquanto isso, dezenas de milhares de fiéis estavam em fila para a audiência geral na Praça de São Pedro, com os bispos das 226 dioceses italianas para celebrar a missa na Basílica, incluindo também um matrimonio.
A chegada de Trump
A delegação presidencial percorreu o trajeto ao longo da Via della Conciliazione passando por trás de Santa Marta e entrou na "Porta del Perugino" às 8:16 desta manha. Quatro minutos depois, Trump foi recebido no pátio de San Damaso por Dom Georg Gänswein que acompanhou o presidente americano e sua esposa Melania no Palácio Apostólico.
Depois das saudações, o pontífice presenteou o presidente dos Estados Unidos exortação com a "Evangelii gaudium" a "Amoris laetitia" e a encíclica "Louvado seja", sobre a protecção da criação, como faz normalmente com os Chefes de Estado. 

Além disso deu-lhe uma cópia da mensagem dedicada ao Dia da Paz de 2017: um texto focalizado nos temas da "não-violência como forma de uma política de paz", um apelo aos poderosos da terra "em favor do desarmamento" e, em particular, "para a proibição e eliminação das armas nucleares."

Para reforçar a mensagem, entre os presentes havia também a representação de uma oliveira para a paz. Ambiente, a paz, migração, desarmamento, os mesmos temas que Tramp discutiu mais tarde na entrevista com o Secretário de Estado Pietro Parolin (que durou 50 minutos) e com secretário para as Relações com os Estados, Paul Richard Gallagher.
Presidente Trump deu ao Pontífice uma grande caixa de livros dizendo 'este é um presente para o Senho, contém os livros de Martin Luther King, espero que goste …
Cidade do Vaticano - De José Renato Ramos - em ocasião da visita do Presidente USA Donald Trump no Vaticano -24/05/2017 - Roma















Via: José Renato Ramos - Também com imagens do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário